Infiltrações em paredes, lajes e pisos.

O que fazer para resolver infiltrações em paredes, lajes e pisos?

Por mais que você possa ser uma pessoa atenta e preocupada quando o assunto é cuidados do lar, ninguém está livre de sofrer com a dor de cabeça de ter uma infiltração em casa ao menos uma vez na vida. Isso porque o problema normalmente é causado por uma falha na execução do projeto do imóvel e por impermeabilização mal feita de lajes, paredes e pisos antes da colocação dos revestimentos. Embora a infiltração seja bem desagradável, é importante compreendê-la para conseguir resolver o dano de maneira eficaz.

Infiltrações em paredes, lajes e pisos: qual a diferença?

As diferenças entre esses três tipos de infiltrações. No caso das lajes, elas geralmente são por vazamentos, calhas entupidas, instalações mal feitas, impermeabilizações ineficientes e até pelo uso de materiais inadequados ou pelo desgaste natural deles. Nesse caso, os prejuízos costumam ser sérios, já que a infiltração pode atingir a estrutura das edificações. Deve ser combatida com a maior urgência possível chamando um profissional responsável.

No caso das paredes, as principais causas são rodapés externos, calhas, telhas quebradas e paredes na divisa. “Normalmente todos são por conta da água da chuva ou algumas vezes pelo fator humano”. Já se o problema se apresentar no piso, o motivo é bem simples: falta de impermeabilização ou rejunte.

Como evitar e resolver o problema

É importante lembrar que a infiltração não se resume a algumas manchas na parede. Além de deixar o ambiente mais úmido, ela pode apodrecer a tinta, estufar o piso e causar problemas estruturais graves. Além disso, alguns ambientes estão mais suscetíveis para que o dano apareça, como é o caso de banheiros e cozinhas, áreas consideradas “molhadas”.

Portanto, se você quer evitar qualquer tipo de dor de cabeça, é importante se precaver antes que a infiltração apareça. É preciso fazer a impermeabilização correta no momento da obra e tomar cuidado com a execução do projeto protegendo todas as áreas das intempéries.

A impermeabilização, inclusive, é a melhor solução até para quem já está sofrendo com a infiltração, seja ela de parede, laje ou piso. A solução exige regularização da superfície, aplicação de manta asfáltica, proteção mecânica e recolocação do revestimento. Se o problema ainda não se deu, é recomendável uma prevenção, fazendo uma calafetação anual de bancadas de pias, vasos sanitários, banheiras e ralos, usando silicone. O local de instalação de banheiras também deve ser impermeabilizado.

Faça seu orçamento na Construprice – Plataforma de cotações de serviços para Construção Civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *