Piso de porcelanato ou cerâmica?

Piso de porcelanato ou cerâmica: como escolher o revestimento de acordo com cada ambiente

Na hora da reforma ou construção, escolher o revestimento do piso é uma das tarefas mais importantes da lista de afazeres. Se a decisão já tiver sido tomada por pisos frios, o porcelanato e a cerâmica ganham a preferência. Mas como escolher entre eles?

O que é preciso levar em conta na hora de escolher o meu piso?

Se na hora de escolher o piso frio da sua casa bate aquela dúvida, é importante saber que tanto o porcelanato quanto a cerâmica podem, sim, cumprir bem a função. A diferença entre eles está na sua fabricação, o que pode interferir no acabamento e no preço. Os dois revestimentos são muito semelhantes. A diferença básica está no seu processo de fabricação: enquanto a cerâmica tem um processo mais simples e algumas vezes rústico, o porcelanato passa por um processo mais controlado e sofisticado, o que garante maior resistência e menor porosidade.

Antes de decidir o ideal para você, a dica é observar características de cada ambiente da casa. Em alguns, o porcelanato pode ganhar a disputa, enquanto em outros a cerâmica pode ser a opção perfeita. É importante que seja adequado para o ambiente escolhido, se é uma área molhada, seca, externa, coberta ou descoberta. Existem, tanto na cerâmica quanto no porcelanato, diferentes modelos e com níveis de resistências e impermeabilidade que se adequam a cada ambiente. Para ela, nas duas opções, vale ficar de olho em características como absorção de água, resistência a carga e resistência à abrasão do esmalte (PEI). Por que escolher o revestimento de porcelanato?

Apesar do preço algumas vezes um pouco mais alto, o revestimento de porcelanato pode ser a opção ideal para ambientes com mais umidade. Sua menor porosidade, ele absorve menos água, o que faz dele a opção ideal para áreas molhadas, como cozinhas, banheiros e ambientes externos. O porcelanato também tende a ter maior resistência, devido a seu processo de fabricação controlado. Por isso, ele também é ótima opção para locais com grande fluxo de pessoas e cargas, como lojas e shopping centers.

Piso de porcelanato ou cerâmica: como escolher o revestimento de acordo com cada ambiente

Porque escolher o revestimento cerâmico?

Já se a sua ideia for apostar num piso mais em conta e bem versátil, a sua escolha pode se inclinar mais para o revestimento cerâmico. O piso cerâmico tem, em geral, os preços mais baixos do que o porcelanato e maior variedade de modelos, indo dos mais rústicos e artesanais até as versões esmaltadas. Além disso, eles se adequam bem a todos os ambientes de uma casa.

Conheça os tipos de porcelanato existentes no mercado e saiba o ideal para cada cômodo

Se depois de pesquisar todas as características do seu cômodo e as qualidades dos revestimentos, sua escolha for pelo porcelanato, a hora é de decidir entre os diferentes modelos do piso frio e definir aquele que mais se adequa a cada ambiente da casa. Usar o mesmo porcelanato na casa toda implicaria em você ter um ótimo desempenho em um ambiente e não tão bom em outro. O porcelanato polido, por exemplo, pode ser bem escorregadio e, por isso, não é ideal para áreas molhadas, como o banheiro. No entanto, ele é ótimo para salas e quartos. O revestimento de porcelanato pode ser dividido em 5 grupos:

Polido: os porcelanatos polidos possuem uma superfície mais lisa, brilhosa e, normalmente, escorregadia. Por isso, são indicados para ambientes secos, como salas, corredores e quartos.

Acetinado: esse revestimento de porcelanato já possui um brilho mais discreto, com uma aparência acetinada, o que faz dele confortável e ideal para salas e quartos.

Esmaltado: o revestimento de porcelanato esmaltado recebe uma camada de esmalte por cima da massa, o que permite a estampa do desenho desejado. Ele pode ter acabamento liso, áspero, matte ou brilhante.

Strutturato: esse revestimento tem uma superfície levemente abrasiva, o que faz dela menos escorregadia. Por isso, é a opção perfeita para áreas úmidas, como sauna, área de piscina ou box de banheiros.

Natural: o porcelanato natural tem uma superfície com acabamento matte, o que o torna mais resistente e pouco escorregadio, perfeito para áreas comerciais ou externas da casa.

Piso de porcelanato ou cerâmica: como escolher o revestimento de acordo com cada ambiente

Descubra como escolher o revestimento cerâmico ideal para cada ambiente

Já se a sua opção ideal for a cerâmica, é importante saber que vai encontrar muitas opções e modelos no mercado. “A cerâmica é um tipo bem democrático de revestimento.

Para áreas internas: para salas, quartos, cozinhas e banheiros, o revestimento cerâmico pode ganhar espaço na decoração da casa, com diferentes opções de cores e estampas, que podem imitar pedras, madeira, cimento, pastilhas e mármore. Além disso, o piso cerâmico interno pode ter acabamento brilhante, acetinado ou com semibrilho. Já em relação à resistência, o ideal é ter PEI (unidade que mede a resistência do revestimento à abrasão) de 3 a 4, já que a área interna não estará exposta a grandes cargas ou variações climáticas.

Para áreas externas: já para a parte de fora da casa, como o quintal, garagem, área da piscina, o ideal é buscar os revestimentos cerâmicos mais resistências, com PEI entre 3 e 5, para suportar o grande fluxo de pessoas e também as variações do clima. Além disso, para aumentar a segurança, o ideal é escolher os pisos antiderrapantes.

Faça seu orçamento na Construprice – Plataforma de cotações de serviços para Construção Civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *