Pisos para cozinha

Pisos para cozinha: as melhores opções em durabilidade e decoração para esse cômodo

Na hora de construir, escolher entre tantas opções de pisos para cozinha é uma das etapas mais decisivas. Isso porque o piso estará lá por um bom tempo, afetando a decoração geral do seu ambiente. Além disso, a escolha do revestimento correto pode te ajudar em fatores como sensação de amplitude do cômodo, limpeza e até mesmo isolamento térmico.

E aí fica a pergunta: qual piso escolher, dentre as várias opções disponíveis? O Casa de Verdade separou um guia para te ajudar a resolver esse dilema na cozinha. Confira nossas dicas.

Pisos para cozinha: as melhores opções em durabilidade e decoração para esse cômodo

Pisos para cozinha: como escolher

Considere com que frequência você cozinha

Assim como em outros cômodos da casa, a frequência de uso da cozinha deve ditar o nível de resistência do seu piso. Quem faz uso diário do cômodo deve investir em um material mais duro – no caso de porcelanatos e cerâmicas, leve em conta a PEI, ou seja, a escala que mede a resistência do piso. Além disso, a limpeza e os respingos de água frequentes devem ser levados em conta: dê preferência a pisos que sejam fáceis de lavar.

Para aqueles que raramente cozinham, porém, a gama de opções é maior. Comum nas casas americanas, o piso de madeira deixa a cozinha extremamente aconchegante. Para aqueles que usam a cozinha com mais frequência e gostam desse estilo, porém, há uma solução semelhante: o porcelanato amadeirado, que junta a facilidade de limpeza com o aconchego do piso de madeira.

Pisos para cozinha: as melhores opções em durabilidade e decoração para esse cômodo

Cozinha americana x Cozinha pequena x Cozinha ampla

Pisos para cozinha americana

Para escolher entre os pisos para cozinha, o tipo do cômodo é um fator muito importante a se considerar. Sinônimo das casas de avós, os azulejos hidráulicos são extremamente estilosos, mas podem entrar em conflito com o resto da decoração em cozinhas americanas – que precisam harmonizar com o resto do cômodo. Prefira, portanto, pisos mais neutros se você tiver uma dessas na sua casa.

Pisos para cozinha pequena

Já as cozinhas pequenas apresentam outros desafios, e a sensação de claustrofobia é uma delas. Vale utilizar dicas de disposição dos móveis nesse ambiente, mas, quando falamos de piso, o porcelanato polido é uma ótima opção.

Ele é mais conhecido por seu requinte e elegância, mas o brilho característico traz outras vantagens: por refletir a luz, esse piso aumenta a sensação de amplitude do cômodo. O único problema é que o porcelanato polido é escorregadio, então pode ser aconselhável utilizar um tapete antiderrapante próximo à pia (onde caem a maior parte dos respingos).

Pisos para cozinha ampla

Caso você tenha uma cozinha grande, é provável que você a use para receber amigos e familiares, então o ideal é que o piso contribua para o conforto do local. Evite revestimentos como o porcelanato polido, justamente pela razão que já falamos: o seu brilho característico pode se tornar cansativo depois de algum tempo em um ambiente maior. Uma boa aposta para cozinhas grandes é o piso vinílico, que é de fácil instalação e limpeza e ainda oferece conforto térmico.

Defina o estilo do seu ambiente

Mesmo que aconchego seja o maior desejo quando falamos de cozinha, essa não é a única meta de decoração possível. Alguns gostam, por exemplo, de cozinhas mais requintadas e o mármore pode cumprir facilmente esse papel. Como uma das tendências que voltou em 2017, esse revestimento pode ser utilizado tanto no chão quanto em bancadas, gerando combinações elegantes e resistentes.

Para aqueles que querem seguir o estilo industrial em suas cozinhas, outra tendência que pode funcionar muito bem é o cimento queimado que é uma ótima opção para piso e paredes e é de fácil manutenção.

Dentre as cerâmicas, as quadriculadas podem te ajudar muito na hora de dar um toque mais moderno ao ambiente. Aposte principalmente nas bicolores, com esquemas de preto e branco. Por si só, esses pisos para cozinha já são suficientes para tornar seu ambiente lindo, mas, caso você queira ousar, aposte também em itens em cores vibrantes.
Faça seu orçamento na Construprice – Plataforma de cotações de serviços para Construção Civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *