Revestimento holográfico

Paredes com sensação de movimento, volume e uma pegada moderna sem “pesar” na decoração. Com essa proposta, o revestimento holográfico – tendência de decoração mais em alta do momento – está invadindo casas e apartamentos mundo afora para oferecer mais uma opção além dos tradicionais papéis de parede. Proporcionando uma sensação de profundidade ao adicionar uma dimensão extra às paredes, o revestimento 3D geralmente não requer rejunte e pode ser associado à iluminação embutida para valorizar paredes em qualquer cômodo da casa.

O tipo revestimento holográfico ideal para cada ambiente

A sensação e o efeito dos revestimentos holográficos são os mesmos em qualquer lugar. A diferença é, basicamente, de material: ambientes molhados – como cozinha e banheiro – precisam de materiais que suportem água. Por isso, o mais recomendado é investir no revestimento holográfico de PVC. Ele, além de poder ser molhado, ainda é aplicável por cima dos azulejos, o que facilita bastante na hora de reformar a decoração da parede.

Na sala e no quarto, podem ser usados os revestimentos texturizados de alumínio, cerâmica ou celulose com bagaço de cana (sustentáveis), já que os cômodos não têm contato direto com o sol e com a chuva. Os sustentáveis não são recomendados para o exterior da casa, nem os de alumínio – eles não são muito resistentes à água. No caso de aplicação externa, a melhor opção é, também, revestimentos texturizados em PVC.

Dê preferência para aplicação em paredes inteiras: por serem materiais com relevo, o acabamento no corte da peça é mais difícil do que em um revestimento comum – e corre o risco de dar a impressão de mal executado. Por isso, é ideal optar por usar revestimentos holográficos em paredes inteiriças, sem janelas ou espaços que precisam ser contornados.

Atente para a iluminação do ambiente: o efeito 3D do revestimento holográfico será diretamente relacionado ao projeto de iluminação do ambiente. Quanto menor ou mais escuro o cômodo, por exemplo, mais suaves devem ser os movimentos 3D das peças, para não ficar cansativo e nem gerar a sensação de confinamento.

Cuidados para aplicar e limpar: um dos grandes atrativos do revestimento texturizado é a facilidade de aplicação, já que pode ser colocado sobre qualquer superfície. Para fazer a limpeza, espanadores ou panos levemente úmidos e sem produtos químicos são os mais indicado (somente revestimentos de cerâmica aguentam água com sabão neutro).